Rituais na Umbanda – Cruzamento com Pemba

Pemba é um Giz em forma esférica, usado ritualisticamente em culto afro-brasileiros, pelo guia incorporado, para riscar seus pontos no chão. Seu pó também pode ser utilizado em magias.

O Cruzamento com Pemba é um ritual utilizado na Umbanda para melhor  proteção dos médiuns que já contam com uma incorporação definida, e  que por esta razão tomam também parte ativa em descargas fluídicas  negativas. Em todas as Nações que praticam a Umbanda, não é permitido a um médium de incorporação, iniciar o seu trabalho sem  que antes, tenha feito o cruzamento.

 

O Cruzamento com pemba deve ser feito da seguinte forma:  segurando a Pemba com a mão direita, fazer uma cruz na fronte,  depois cruzar a palma da mão esquerda e descendo, cruzar também o  peito do pé direito.

Após isto, passar a pemba para a mão esquerda e com ela fazer uma cruz na nuca, depois cruzar a palma da mão direita  e descendo cruzar o peito do pé esquerdo.

Essas são algumas formas de utilização da Pemba. Entretanto, cada Guia protetor do terreiro tem sua própria doutrina e portanto podem haver formas diferentes de cruzamento com Pemba.

Em alguns terreiros temos visto o cruzamento com pemba mais simples.

Cruzando-se a palma da mão direita, e depois a parte de cima da mão direita e circula o punho, fazendo o mesmo procedimento na mão esquerda. Após o cruzamento das mãos, ocorre a saudação de ambos os médiuns com o X com as mãos.

Leia Também -   Guardiãs Pombagiras

Dani Machado

Umbandista, espiritualista e simpatizante da Ufologia. Médium atuante e Dirigente da CAE Vovó Catarina e Caboclo Ventania - Terreiro de Umbanda situado em Jacareí - SP