Dúvida e Missão na Umbanda, são em geral palavras que não saem da cabeça daqueles que recentemente se descobriram com mediunidade. Embora os antigos também se questionem sobre sua missão, gostaríamos de debater um pouco com os irmãos de Luz e Fé, sobre tão intrigante tema.
Em algumas religiões a palavra dúvida é dita palavra do Diabo, ou seja, palavra negativa, palavra que nos enche de interrogações e nenhuma resposta.
No Espiritismo, não é diferente, muito embora, através dos ensinamentos deixados por Allan Kardec, André Luiz, Emmanuel e tantos outros, temos muito mais respostas e explicações acerca de nossas dúvidas.
Certa vez o irmão chega à Tenda de Umbanda, levado pelo dor, e se descobre médium. Através de um simples passe magnético, seu corpo é envolvido pela entidade que passará a assisti-lo como mentor na Linha de Oxóssi.
Desenvolvimento e Missão na Umbanda
O desenvolvimento correu em mais ou menos 6 meses, o que é muito, mas muito pouco em vista de tantos exemplos que temos notícia.
Os guia espirituais em vez de nos responderem, nos perguntavam…E quanto tempo é preciso?
Passamos a perceber então que o tempo é independe a nossa vontade.
Muitos irmãos, mesmo estado ainda numa gira de desenvolvimento por 5 – 10 anos, ainda não se sentem confiantes para o trabalho na caridade.
Digo que é preciso deixar a dúvida de lado e seguir conforme os desígnios de Deus, mas principalmente, seguir aquilo que foi combinado ainda no plano espiritual.
Não podemos prever o rumo das coisas, mas podemos dentro do respeito, bom senso e boa moral, abrirmos o coração para o trabalho o bem.
Como os irmãos já perceberam, dentro de uma tenda de umbanda há muitos trabalhadores. É importante que todos eles estejam ali não só de corpo, mas também de alma e cem comunhão para o desempenho da caridade.
Se tens a missão do trabalho na Umbanda, é porque assim o desejou.
A Umbanda é pronto-socorro benéfico para os ajustes de nossas imperfeições do passado.
Imaginemos um hospital na ala de emergência em que ali estão muitos sofredores. Cada enfermeiro, técnico ou médico, um médium umbandista.
Pois então, assim é o terreiro.
É a oportunidade de resgatarmos dívidas do passado, com amor, gentileza, compaixão. Cada irmão que vai em busca de socorro, é um irmão a quem prejudicamos no passado e em sua minoria, a quem temos algum afeto espiritual e chegou até nós para que pudéssemos ajudar.
Nada é por acaso, nem mesmo a Missão na Umbanda.
Por que medo? A Umbanda é religião pura em que os mentores nos ajudam a nos ajustarmos, a nos equilibrarmos.
Oxalá nos ensina que somos amados e seremos sempre amparados pelo Pai Maior!
Oxóssi nos ensina a seriedade, a retidão!
Iemanjá nos ensina a gentileza, a compaixão!
Ogum nos ensina que somos fortes para enfrentar nossos temores!
Xangô nos ensina a sermos mais justos!
Ibeji nos ensina que a pureza ainda habita em nós!
Iorimá nos ensina a humildade, a caridade, a fé e a palavra capacidade!
Exu nos ensina a sorrir, a não temermos mal e que somos donos do nosso caminho!