Espírita ou Umbandista

Recentemente, recebi uma mensagem através do Twitter que dizia: “Umbanda não é Espírita…é espiritualista”

Aos seguidores do site, proponho um debate a respeito.

Em minhas andanças por Centros Espíritas de Mesa, ou Kardecista, ou Mesa Branca, a máxima sempre foi: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.

Afastada do Centro, e indo há uma Tenda de Umbanda, (pela dor)… me descobri médium. Continuei a frequentar as reuniões na Tenda e o desenvolvimento mediúnico aconteceu naturalmente.

Após um ano e já desenvolvida para os trabalhos de desobsessão e atendimento, fui convidada a participar da Mesa. Na verdade fui convidada para assistir a palestra e qual não foi minha surpresa quando o dirigente veio até mim e estendo a mão me disse: ocupe seu lugar à mesa.

Desde então passei a frequentar os dois ambientes, procurando sempre ajudar ao máximo as pessoas que chegam até lá a procura de um alento, uma palavra de conforto, de uma mensagem, e porque não de um sorriso?

Certamente que há diferença na parte física entre as duas religiões, como a utilização de mesa e toalha branca, fluidificação de água, toque de atabaques, saias, roupa branca, e outros elementos que diferenciam um “trabalho e ambiente” do outro.

Há muito tempo o Espiritismo deixou de ser apenas ciência e a Umbanda apenas ritual. E como duas religiões, ambas apresentam seus rituais próprios.

Alguém já reparou na defumação feita pelo padre no início da missa? No exorcismo?

Ora, é preciso que se ponha um basta nessas rotulações, de que esta é assim ou assado e por isso não pode ter definição semelhante.

É necessário ter em mente que o trabalho mediúnico consiste na busca incessante pela evolução do espírito e para isso a  mediunidade nos serve como ferramenta no auxílio psiquico, moral e principalmente espiritual dos irmãos mais necessitados.

Para quem tem dúvidas a respeito de diferenças ou semelhanças entre essas duas religiões, então proponho uma reflexão sobre o médium.

Leia Também -   Desenvolvimento do médium umbandista - algumas instruções

Qual a diferença entre o médium Espírita e o médium de Umbanda?

Bom até hoje não encontrei, pois se tomarmos os exemplos de Kardec e também de Espíritos como Emmanuel e André Luiz, veremos que em nada se diferencia um médium de umbanda e um médium kardecista.

Eu por exemplo, quando recebo meus mentores na Mesa, são os mesmos da Umbanda e se apresentam como Caboclo, Preto(a)-Velho(a), assim como os Médicos do Espaço que normalmente se apresentam nos trabalhos de Mesa, também trabalham na Umbanda.

Ambas as religiões apresentam médiuns de incorporação, vidência, transporte, audiência, psicógrafos, intuitivos, enfim….todos os tipos de mediunidade descritas no Livro dos Médiuns.

A diferença está no ritual e não na atuação, na pregação, mesmo porque, as Tendas também pregam que FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.

Os trabalhos assistênciais são sempre produtivos e muitas vezes maiores que muitos Centros de Mesa.

A pergunta é: não seriam os Umbandistas também Espíritas?

Haverá um tempo em que as rotulações não terão validade!
Haverá um tempo em que perseguir a fé, deixará de ser vaidade!
Haverá um tempo em que os que se dizem irmãos realmente se sentirão irmãos!
E, finalmente haverá um tempo em que não precisaremos de exposição para fazer o bem!



Dani Machado

Umbandista, espiritualista e simpatizante da Ufologia. Médium atuante e Dirigente da CAE Vovó Catarina e Caboclo Ventania - Terreiro de Umbanda situado em Jacareí - SP