Rainha do Mar, é um dos orixás mais conhecidos do Brasil. Senhora das águas, não há filho que não faça sua reverência ao por seus pés no mar.
Também conhecida como Janaína e Inaê, está associada a Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora dos Navegantes. Seus atributos são a maternidade, a abundância e a generosidade. Favorece os cuidados com os filhos e a vida familiar. Senhora das águas salgadas, ela protege contra os perigos do mar.
Iemanjá é conhecida nos terreiros pelo seu canto longo (outros dizem que é uma espécie de choro), suas mãos fazem movimentos para frente e para cima como se fossem ondas do mar. Iemanjá não tem uma falange especifica, porém em sua linha há as sereias e princesas do mar, conhecida por Janaína. Sua imagem é representada por uma mulher de cabelos compridos e negros, com um vestido azul comprido de mangas largas sobre as águas e com flores a sua volta, de suas mãos saem gotas de águas que mais se parecem com moedas (a riqueza do mar), na cabeça uma coroa que pode ter uma estrela no centro.
A majestade dos mares, Senhora da calunga grande (mar), é a deusa do mar e protetora das mães e das esposas, representando a mãe que protege os filhos a qualquer custo, a mãe de vários filhos, ou vários peixes. Adora cuidar de crianças e animais domésticos.
Sincretismo: Nossa Senhora da Conceição ou Nossa Senhora dos Navegantes
Sexo: Feminino
Cor: Azul claro
Características: Para o amor, auto-estima e relacionamentos sentimentais
Ferramenta: água do mar, almíscar, rosas, perfume, fitas azuis e brancas, barco, talco
Flor: Margarida, rosa, palma, orquídea, crisântemo brancos e azuis, flor de laranjeira, etc
Oferenda: Canjica branca, peixe, arroz-doce, mel, acaçá, pudim, manjar branco, mamão, graviola, uvas brancas, melancia, melão, água de coco, mel, água salgada ou potável, champanha clara e suco de suas próprias ervas e frutos.
Guia: Contas de cristal azul e conchas, etc.
Local: Mar e Oceanos
Comemoração: 08 de Dezembro (Nossa Senhora da Imaculada Conceição) e 02 de Fevereiro (Nossa Senhora dos Navegantes)
Saudação Iemanjá: Odoiá minha Mãe! Ou Odociaba minha Mãe!