Linha dos Baianos

O Baiano representa a força do fragilizado, o que sofreu e aprendeu na “escola da vida” e, portanto, pode ajudar as pessoas. O reconhecido caráter de bravura e irreverência do nordestino migrante parece ser responsável pelo fato de os baianos terem se tornado uma entidade de grande freqüência e importância nas giras paulistas e de todo o país, nos últimos anos. 

De um modo geral, Baianos são tidos como pessoas alegres e teimosas em afirmar sua identidade cultural. Os baianos da Umbanda são guias que mesclam características da direita e da esquerda, nas giras ele se apresenta com forte traço regionalista, principalmente em seu modo de falar cantado, diferente, eles são “do tipo que não levam desaforo pra casa”, possuem uma capacidade de ouvir e aconselhar, conversando bastante, falando baixo e mansamente, são carinhosos e passam segurança ao consulente que tem fé.

Os trabalhos com a corrente dos Baianos, trazem muita paz, passando perseverança, para vencermos as dificuldades de nossa jornada terrena.

Cor: branco, amarelo e laranja (dependendo da escala de evolução).
Características: Curas e feitiços (7 linhas).
Ferramenta: cigarros, velas, guias e etc.
Guia: sementes de coco (coquinho)
Bebidas: batida, água de coco e vinho tinto doce.
Comidas: farofa, vatapá, acarajé, caruru, melancia com farinha, coco, cocada e etc
Local: reino, matas, natureza
Comemoração: 25 de Novembro ou 12 de Janeiro (Senhor do Bonfim)
Saudação Baiano: Salve o Senhor do Bonfim

Leia Também -   Por acaso a Umbanda funciona?

Dani Machado

Umbandista, espiritualista e simpatizante da Ufologia. Médium atuante e Dirigente da CAE Vovó Catarina e Caboclo Ventania - Terreiro de Umbanda situado em Jacareí - SP