Este povo milenar teve origem na Índia antiga, havendo diversas lendas a respeito da verdadeira razão que os levou a serem andarilhos. Foram obrigados a aprender a quiromancia (leitura das mãos), astrologia e outras sabedorias esotéricas, bem como firmarem uma nova língua, para se protegerem das perseguições da época. Em suas viagens, sempre buscando a liberdade e a paz, adquiriram respeitável sabedoria sobre as coisas da Terra.
A sabedoria cigana sempre nos surpreende quando os vemos trabalhando na Linha Oriental. Este povo nos limpa os chácras e revigora nosso corpo físico, usando a energia dos cristais e elementos da natureza (água, fogo, terra, flora, etc), bem como de artifícios mais palpáveis como as cartas ciganas.
Ao contrário do que se pensa, os espíritos ciganos não trabalham a serviço do mau, mas é importante saber que eles dominam a MAGIA e preservam a LIBERDADE. Os ciganos usam muita cores em seus trabalhos, mas cada cigano tem sua cor de vibração no plano espiritual e uma outra cor de identificação.
Os ciganos são dotados de uma sabedoria esplendorosa, trabalham com lindos encantamentos e magias e os fazem por força de seus próprios mistérios, escolhendo datas certas, e dias especiais sob a regência das diversas fases da Lua.
Os Ciganos têm em Santa Sarah de Kali as orientações necessárias para o bom andamento das missões espirituais, mas não devemos confundir tal fato com Sincretismos, pois Santa Sarah Kali é tida como orientadora espiritual e não imagem de sincretismo.
Cor: azul, amarelo, vermelho, dourado, vermelho e amarelo, amarelo e branco, etc
Guia: contas amarelas, vermelhas, azuis, coloridas, moedas,
Ferramentas: Caldeirão, pedras, incensos, cálices, moedas, fitas, lenços, baralho, espelho, batom, perfume, dados, medalhas, etc
Flor: flor de Lótus, rosas, flores silvestres
Comida: Água, vinho tinto, licor doce, azeite, pão, frutas, mel, açúcar
Roupas: Saia rodada curta ou comprida, vestidos, coletes, faixas, cintos, lenços, correntes, pulseiras, anéis, brincos, colares, batons, perfume, etc
Local: campo aberto, praça, jardim
Comemoração: 24 de Maio
Saudação Ciganos: Ori babá!