Provavelmente muitos Umbandistas e tantos outros irmãos espiritualistas que hoje seguem alguma doutrina, já se depararam com o chamado. É o chamado de Deus.
Muitos, porém, não identificaram no início e aí com o cair do sofrimento, a vida tratou de os encaminhar aos tantos pronto-socorros que existem na Terra sob o comando Astral.
Posso citar, com experiência de causa, alguns sintomas, tanto físicos quanto psíquicos que revelam a necessidade do trabalho como médium, mas principalmente no setor da caridade fraterna.
Esporão, infecções de garganta frequente, pedra nos rins, taquicardia (sem obviamente uma explicação clínica), estados depressivos (entenda-se: não depressão – a depressão quando já instalada dificilmente poderá ser tratada somente por aplicações energéticas, passes magnéticos – será também necessário o tratamento com os medicamentos da Terra).
Chamo a atenção para o título: O chamado na Umbanda, por entender que ainda existe preconceito inclusive dentro dos terreiros por parte dos irmãos que compõe uma casa.
Apenas 10%, talvez, 20% “vistam realmente a camisa” para promover o verdadeiro Mistério da Umbanda: Socorrer, Doar Amor, Atenção, Ouvir, Aconselhar, Direcionar.
Na Umbanda tem magia? Sim. claro que tem. Mas a mais poderosa delas vem do Amor e da vontade de receber e acalentar aquele irmão que chega atordoado necessitando muitas vezes de ser ouvido.
Magia ruim, que destrói, que afasta, que separa, que aconselha mal, que instiga, não provém da Umbanda ou do que ela prega, mas de um coração amargo, doente, insensato, que se permite ficar a mercê de espíritos trevosos, muitas vezes em troca de ninharia.
São atitudes como que essas que corroem a Umbanda, embora isso exista em todas as religiões.
Caso o irmão ou a irmã, tenham alguma identificação com o que dissemos, procure uma casa onde realmente seja feita a caridade. Não vá pela aparência ou pelas pessoas que a dirigem ou a frequentem.
Muitas vezes o seu socorro pode estar numa tapera de chão de barro, um médium que mal sabe escrever ou falar, mas que ao estender suas mãos para lhe atender, conseguirá fornecer-lhe o remédio necessário para tua dor.
Se você já recebeu O Chamado, e a Umbanda for a religião que mais lhe conecta à Deus, aceite com o coração aberto e se permita a viajar nessa maravilhosa jornada.
Daniele Machado.