Ogum

Ogum é o Orixá  da Guerra, o Orixá do Ferro, o Senhor dos metais. O guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução. Ogum é o que vem primeiro, o que está sempre à frente, um líder nato. Ele conhece e domina todos os caminhos, por isso nunca se perde e está sempre ajudando quando corretamente evocado. Diante disso, cultuar Ogum é vital para quem quer conseguir vencer as suas batalhas com força, coragem e determinação. Ogum é aquele que sempre está de “ronda” para proteger os injustiçados, Ogum é a Lei e a Ordem.

Ogum é o orixá que vence demanda, que protege seus filhos e guarda sua casa. Ogum é um orixá guardião da esquerda, chefe de Exu, pois os enfrentou e obteve respeito dos mesmos, essa característica também pode ser percebida uma vez que seu nome aparece também em pontos cantados de Exu. Sua imagem é de São Jorge sobre o cavalo. Ogum na Umbanda está associado a São Jorge. A incorporação de Ogum é fácil de se perceber: Seus filhos tomam uma forma militar com os ombros retos, peito estufado, andar ereto.


LEGIÕES DE OGUM

  • Ogum Beira Mar – atua sob a energia da areia do mar- Reino de Yemanjá e Omulu

  • Ogum Sete Ondas – atua sob a energia das ondas – Reino de Yemanjá e Oxalá. Trabalha na ronda da Calunga Grande (mar e oceano).

  • Ogum Rompe-Matas – atua sob a energia das matas – Reino de Oxossi.

  • Ogum das Pedreiras – atua sob a energia das pedreiras – Reino de Xangô.

  • Ogum Megê – atua sob a energia da Calunga pequena (cemitério) na calçada que o cerca, diretamente com as almas – Reino de Obaluayê.

  • Ogum Naruê – atua sob a energia da Calunga pequena (cemitério) trabalhando basicamente no desmanche de magias negras, exercendo domínio sobre as almas quimbandeiras – Reino de Omulu.

  • Ogum de Ronda – age nas ruas, do lado de fora das porteiras
  • Ogum Matinata – atua sob a energia dos campos abertos e colinasReino de Oxalá. Não há muitos médiuns que conseguem tê-lo como Orixá de trabalho, pois são bastante raros e difíceis de incorporar.

  • Ogum Iara – atua sob a energia dos rios, lagos e cachoeiras – Reino de Oxum.

  • Ogum Delê – traz consigo a vibração pura de Ogum e trabalha em todos os pontos de força. É a própria lei regendo reajustes cármicos.

Leia Também -   Os Ciganos na Umbanda

Sincretismo: São Jorge
Sexo: Masculino
Cor: Vermelho, branco e azul escuro
Características: frente de batalha para os apuros. Defesa e proteção
Ferramenta: ferramentas de ferro e metal, espada, lança, escudo, etc
Flor: Palmas brancas e vermelhas, rosas vermelhas e brancas, espada de São Jorge
Oferenda: Raíz, cará, mel, cerveja, dendê, etc
Guia: contas de cristal ou leitosa vermelha, azul e branca
Local: Humaitá, trilho de trem, beira da estrada, campo aberto e encruzilhada
Comemoração: 23 de abril
Saudação Ogum: Ogunhê, meu Pai!

Dani Machado

Umbandista, espiritualista e simpatizante da Ufologia. Médium atuante e Dirigente da CAE Vovó Catarina e Caboclo Ventania - Terreiro de Umbanda situado em Jacareí - SP