Ogum era o filho predileto de Orunmilá; essa preferência devia-se à sua abnegação, pois, quando estava construindo o mundo, esparramando a terra com sua espada de cristal para formar os continentes, a mesma partiu-se, mas ele não desanimou e voltou para continuar o trabalho com sua espada de ferro.
A primeira cidade que Ogum construiu foi Irê, deixando seu filho na chefia do governo; em seguida partiu para fundar outras cidades.
Muito tempo depois, ele retornou, mas teve a impressão de que ninguém o reconheceu e ficou colérico. Naquele dia, por fatal coincidência, acontecia a cerimônia do jejum, onde não se podia também falar, o que teria causado a Ogum a impressão de que o estavam desprezando. Uma outra lenda afirma que ele não teria reconhecido a cidade que fundara, tratando a população como inimiga.
Enfurecido, Ogum foi dizimando a todos. Mais tarde, quando seu filho pôde falar com ele, então percebeu seu erro, mas já era tarde demais. O guerreiro ficou tão arrependido que preferiu a morte.
Assim, ele baixou sua espada em direção ao chão e, da mesma maneira que a utilizara para destruir seus inimigos, com um gesto violento abriu um grande buraco no chão e afundou terra adentro. Esta emoção, somada à força do guerreiro, transformou Ogum num Orixá.
Arquétipos dos filhos de Ogum
O filho de Ogum é prático, seguirá mais a cabeça que o coração, raramente muda de opinião através dos sentimentos. Avesso à critica, pode ser egoísta no que se refere a dividir um lugar de destaque.Tem uma constituição forte e raramente adoece. Adora praticar esportes incomuns: caça submarina, alpinismo, corrida de carros são seus preferidos. Estabelece desde cedo seus ideais, Orgulhoso, muito franco, intransigente, sente desprezo pela fraqueza dos outros. É imponente, algo pedante,mas também cuidadoso, metódico e consciencioso. Constrói as coisas para que sejam permanentes, principalmente no que se refere a assuntos amorosos, casando-se tarde, somente quando tem certeza da idoneidade do cônjuge.
A palavra traição não existe em seu dicionário, ama a estrutura familiar e adora crianças. Seu sucesso é construído por seus próprios méritos; não espera receber gratuitamente qualquer coisa da vida. Guarda bem seus segredos em se tratando de confidências, mas é especialista em jogar o verde para colher o maduro. No que se refere aos assuntos do coração, é um romântico, tende a ser possessivo e exageradamente briguento quando enciumado. Não se deve esperar ouvir um eu te amo de um filho de Ogum. Autoconfiante, vivaz, enérgico, ele gosta de vestir-se bem, adora perfumes estrangeiros e diferentes, chegando a ser extravagante. Reage com rapidez aos impulsos, é um inconformista. Gosta de estar onde há movimento.
Exige muito mas cede pouco. Principalmente no que diz respeito a sua liberdade de vida.
Adora receber elogios, egocêntrico por natureza, gosta que seu lar gire em torno de si. Tenta mudar o ponto de vista de todos. Arquiteta, dinamiza e soluciona projetos complicados. Nunca estará sem um grupo de admiradores à sua volta. Tem um multidão de amigos, que, a cada dia, aumenta mais, embora tenha aprendido a não confiar em nenhum deles. Demonstra certa dificuldade em trabalhar com o sexo oposto, principalmente se estiver no papel de patrão, viverá sedento de uma palavra de elogio e se sentirá prejudicado depois. Os trabalhos manuais com a terra o aliviam de suas tenções.
Compete com ele mesmo; nunca ninguém por perto pode fazer algo melhor ou tão depressa. Ele é uma locomotiva! O lar é seu porto de amarração, bem localizado, limpo e equilibrado. Nunca se apegará aos trabalhos domésticos. Adora refugiar-se em seu quarto. Os instrumentos musicais e eletrônicos agradam-no bastante. Seu espírito aventureiro se reflete em sua aparência: exteriormente ele é a síntese da autoconfiança e da agressividade, mas o íntimo pode ocultar um conservador.
Tipo Físico dos filhos de Ogum:
Estatura mediana/alta; magro; ombros largos; têmporas largas; dentes grandes; lábio superior grosso; corpo atlético; pescoço comprido; rosto expressivo; queixo pontudo; cabelos crespos e cheios.
Aspectos de Ogum
Nomes: ogum; gum; rocha; macumbe; mutacalombo; sumbo
Domínio: caminhos; guerras; metalurgia
Cores: azul escuro; ou vermelho e branco na umbanda
Instrumento: espada de ferro
Saudaçao: ogunhê; patakori ogun;
Dia da semana: terça-feira
Número: 04
Comidas: feijão fradinho; feijão preto; acarajé preto; inhame assado; doburu; feijoada