O Orixá Oxalá, na Umbanda, tem tremenda importância quando sincretizados à Jesus Cristo. Pois este fato contribuiu para a explicação da posição do Orixá Oxalá na escala de orixás.
Vamos enter um pouco mais sobre o Orixá Oxalá
Em todos os Centros, Terreiros ou Tendas de Umbanda a imagem de Oxalá/Jesus Cristo é figura obrigatoriamente em lugar de honra em todos os Centros, Terreiros ou Tendas de Umbanda, em local elevado. Homenageia-se Oxalá na representação daquele que foi o “filho dileto de Deus entre os homens”; entretanto, permanece, no íntimo desse sincretismo, a herança da tradição africana: “Jesus foi um enviado; foi carne, nasceu, viveu e morreu entre os homens”; Oxalá coexistiu com a formação do mundo; Oxalá já era antes de que Jesus o fosse.
Oxalá, assim como Jesus, proporciona aos filhos a melhor forma de praticar a caridade, isto é, dando com a direita para, com a esquerda, receberem na eternidade e assim poderem trilhar o caminho da luz que os conduzirá ao seu Divino Mestre.
A Linha do Orixá Oxalá é a Linha Súplice, porque nela se baseiam todas as outras linhas.
Oxalá, nome cabalístico formado através dos séculos, que teve do feixe de correntes formadoras da Grande Corrente Universal a força máxima, na qual os homens se suprem para se lançarem, através dos seus Guias, em busca da magna força.
“A Corrente Universal divide-se em vários setores, cabendo cada um destes setores, cabendo cada um destes setores a um Chefe, que trabalha nesta mesma corrente, tirando dela a força e a luz para conduzi-lo ao ponto que lhe é necessário para seus trabalhos espirituais; e sendo o Orixá Oxalá o Supremo Chefe da Umbanda, a ele pertence um desses setores, buscando, na Corrente Universal, suprimento para as suas falanges”.
É bom não confundir o Orixá com o guia da Linha de Oxalá. Na Umbanda não existe a incorporação do Orixá como ocorre no Candomblé
Os guias da Linha do Orixá Oxalá que baixam nas tendas de Umbanda são minoria. Normalmente sua vibração trabalha em conjunto com a vibração de outros orixás.
Sua atuação compreende o Chacra Coronário.
Médiuns que recebem a Vibração do Orixá Oxalá em sua coroa, normalmente são nascidos entre Dezembro até Fevereiro.
Geralmente a pátria espiritual dos Guias que regem esses filhos, são originários e Aruanda.
Bom Estudo!!!