Oxossi é o provedor: sua habilidade para a caça garante a alimentação dos outros orixás. Assim, as pessoas que trabalham para garantir o sustento da família podem contar com o proteção dessa divindade, cujos atributos são a fartura e a perseverança. É preciso esperar para saber a hora certa de atirar a flecha! Oxóssi também é o deus da agricultura e da natureza.
Oxossi sempre foi o responsável por alimentar a família. Oxossi está associado a São Sebastião, santo católico, rendido e amarrado e com flechas cravadas em seu corpo. A relação de São Sebastião com Oxossi está no símbolo da flecha e do arco.
Senhor das matas e da caça. Oxossi é chefe na linha dos caboclos. Detentor da sabedoria nas folhas da Jurema, Oxossi é o orixá do trabalho (empregos) e da linha da cura. Muitos caboclos trabalham nessa linha, pelos seus conhecimentos de ervas contra as doenças terrenas. Por ser caçador, também é conhecido por suas vitórias contra as demandas. Oxossi é raramente encontrado nos terreiros de umbanda, mas é muito bem representado pelos caboclos/caciques.
Sincretismo: São Sebastião
Sexo: Masculino
Cor: Verde
Características: Orixá da fartura, prosperidade e ajuda alimentícia
Ferramenta: Arco, flecha e outros.
Flor: samambaias, folhagens e flores em geral
Guia: contas verde de cristal ou leitosas
Oferenda: pão, mel, milho, uva, melão, carambola, cerveja preta
Local: Matas e florestas
Comemoração: 20 de janeiro
Saudação Oxossi: Okê caboclo!