CAE – Vovó Catarina e Caboclo Ventania

Av. Orual Salvador, 767
Jd. Sta Maria – Jacareí
(12) 99726-5659
Horário Comercial
Segundas | Quartas
Das 18:30h às 22h

Padê – uma prioridade de Exu

Várias lendas dão Exu como filho de um rei africano, irmão de Ogun, Xangô, Oxosse ou Omolu, conforme a *nação*.

Caçula, Exu era brigão, desordeiro, dissoluto.

Por isso vivia marginalizado ou preso ou banido.

Após sua morte, já haviam se esquecido dele, quanto Exu passou a perturbar as cerimônias realizadas para os orixás.

Ao mesmo tempo, o reino foi assolado por pragas e pestes. As colheitas secaram, o gado morreu, os homens adoeceram.

Consultado um babalaô, as do dendezeiro, jogadas, revelaram que a causa das jogadas era uma vingança do príncipe Exu, que exigia, como compensação, fosse sempre servido em primeiro lugar, antes de todos os orixás.

E assim foi feito.

Exu passou a abrir a semana litúrgica e todas as cerimônias têm início com o padê.

É um rito propiciatório, ao som de cânticos entoados na língua da “nação” a que pertence o candomblé.

Consiste o padê em um prato de farofa amarela, acaçá, azeite-de-dendê e um copo de água ou cachaça, que são “arriados” para Exu, “o homem da rua”, do lado de fora do barracão, na direção da porta principal.

Nas festas, o padê é geralmente precedido pela “matança”, em que animais são sacrificados aos orixás, a primazia cabendo sempre a Exu.

Em alguns candomblés (e na umbanda) afirma-se que a necessidade de homenagear Exu em primeiro lugar visa a evitar que ele, espírito malévolo, possa perturbar a reunião, se não o agradarem.

Mais tradicionalmente, porém, o “despacho” de Exu consiste em enviá-lo para convocar os outros deuses, que virão comunicar-se com os mortais. Basta lembrar que padê, no idioma iorubá, significa “encontro”.

Em Cuba, Exu ganhou o padê na qualidade de médico de Olofi, o deus supremo, criador do céu e da terra. Este adoeceu e foi Exu (Ekeggua) quem o curou com suas ervas medicinais.

Leia Também -   Quem são os Exus?

Como agradecimento, determinou Olofi que se deveria servir Exu sempre em primeiro lugar. Vemos, assim, que Elegbá também conhece as ervas medicinais, que curam ou matam.

Seguido por seu irmão Ogun, que desemaranha o intrincado da floresta, Exu abre os caminhos para que o babálossãe, sacerdote de Ossãe, possa colher as plantas mágicas e sagradas.

Exu é o guardião da cabaça misteriosa através da qual Ossãe fala, como falavam os espíritos através de maracás dos pajés indígenas.

Dani Machado

Umbandista, espiritualista e simpatizante da Ufologia. Médium atuante e Dirigente da CAE Vovó Catarina e Caboclo Ventania - Terreiro de Umbanda situado em Jacareí - SP