O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes. Povos distintos usam o sal para combater o mau-olhado, e deixar a casa a salvo de energias nefastas.
O sal, por ser um cristal, emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas. Ele tem o mesmo cumprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos. Visto do microscópio o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos quadrados ou cubos achatados.
A solução de água e sal é capaz de puxar os íons positivos, isto é, as partículas de energia elétrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma tempestade, esses íons têm efeito intensificador e podem provocar tensão e irritação.
Daí a comprovação científica da sabedoria popular de colocar sal; ou água com sal; na limpeza ou defesa do ambiente.
Tensões podem ser energias “pesadas” no ambiente
A antiga e simples prática de purificação com água e sal deve ser feita à menor sensação de que o ambiente está “carregado”, deixando as pessoas cansadas, tensas, irritadas; depois de brigas ou à noite no quarto, para que o sono não seja perturbado.