Pés descalços na Umbanda

É comum vermos pés descalços na Umbanda. Cada Tenda tem sua identidade mas principalmente uma doutrina que rege o que pode ou não dentro do terreiro.

Em alguns terreiros por exemplo, os médiuns participam das giras com os pés descalços. Em outros é pedido que os consulentes também retirem os sapatos ao adentrarem no local de atendimento.

São muitas as explicações sobre ficar com os pés descalços na umbanda.

A ciência nos ensina que o solo é um campo importante para descargas elétricas. Algumas pessoas inclusive, devido ao excesso de energia estática, levam choque ao tocarem em qualquer objeto. Uma das receitas para se livrarem de levar choque é andar com os pés descalços sobre a terra, sobre a grama. Ao fazer isso, a energia contida no corpo é descarregada e o solo faz papel de para raio.

 

Na umbanda, pede-se para que tanto médium quanto consulente fiquem descalços para que haja uma desimpregnação pelos pés das correntes negativas que são descarregadas pelos mentores.

A terra é absorve naturalmente as cargas energéticas e facilitam na descarga da pessoa que está sendo atendida. 

Jóias, relógios, celulares, também não devem ser permitidos dentro da gira, pois funcionam como agregador de energias, que podem ser tanto positivas quanto negativas, o que muito são aproveitas pelo obsessores.

O fator higiene também é bastante discutido.Há também o fato de que os sapatos trazem consigo toda a sujeira da rua, não só física como eventualmente astral.

Mas não podemos levar tudo a ferro e fogo. 

Idosos, Mulheres em período menstrual, ou convalescentes não podem deixar de serem atendidos, ou deixarem de girar por esses fatores.

Leia Também -   Benzimento com água benta

Não deve ser regra permanente. É preciso ser maleável em certos casos, mesmo porque a Umbanda é amor e caridade

Temos que orientar os médiuns e consulentes a respeito do regimento da casa, ou seja doutrinar, para que nas próximas visitas o consulente adentre no terreiro em concordância com as regras. É preciso fazê-los entender o porquê. Não obrigar por obrigar.

 

Dani Machado

Umbandista, espiritualista e simpatizante da Ufologia. Médium atuante e Dirigente da CAE Vovó Catarina e Caboclo Ventania - Terreiro de Umbanda situado em Jacareí - SP