Existem alguns princípios que regem a Umbanda. Abaixo explicaremos esses princípios para que os irmãos possam entender à Luz da Umbanda e do Espiritismo.
01. Crença em um Deus único, onipotente, eterno, incriado, potência geradora de todo o Universo material e espiritual, adorado sob vários nomes.
O que falar? Princípio básico e Uno das religiões mais conhecidas.
02. Crença em entidades superiores: Orixás, Anjos e Santos que chefiam falanges.
Quando falamos em crença, não falamos em adoração. Se não crermos, como fazer parte da religião?
03. Crença em guias, em planos médios, mensageiros dos Orixás, Anjos e Santos.
Quando falamos em crença, não falamos em adoração. Mas só cremos nos Guias se eles forem chefes de falange, não é?
Ora, os chefes estão a comandar. É bom reavaliar o que aprendeu!
04. Existência da alma e sua sobrevivência após a morte.
Princípio de toda religião espiritualista, acreditar que a morte só ocorre para a matéria carnal e que o espírito é imortal.
05. Prática da caridade desinteressada, na busca de aliviar o Carma do médium.
Fora da caridade não há salvação, já dizia Jesus Cristo. A caridade desinteressada é o fazer o bem sem olhar a quem. Muitos daqueles que nos chegam para serem ajudados podem ter sido outrora um inimigo ou alguém a quem muito prejudicamos. É o resgate.
O livre arbítrio também está entre os princípios que regem a Umbanda
06. Lei do Livre-Arbítrio (da livre escolha), pela qual cada um escolhe fazer o bem ou o mal, e o ser humano afiniza com sua faixa vibratória e a do ambiente que o cerca.
A lei do livre arbítrio existe para todos por misericórdia do Pai Maior. Cabe a cada um ajustar sua faixa vibratória a fim de atrair para si, espíritos benfazejos.
07. O ser humano é a síntese do Universo.
Somos nada! Minúsculos que somos nessa imensidão.
E somos tudo, pois somos a imagem e semelhança de Deus. Ou seja, Temos em nosso espírito “poder” suficiente para nos elevarmos as mais altas esferas. Cabe a nós alcançá-las.
08. Crença na existência de vida inteligente em todo o Universo, vivendo e habitando.
A presença de outros mundos, outros povos e seres, vem sendo descritos por muitos de nossos amigos espirituais muito antes de Kardec.
Hoje essa presença vem sendo descortinada pelas pesquisas e por evidências físicas de habitantes de outras dimensões.
09. Crença na reencarnação, na lei cármica de causa e efeito.
A reencarnação, ou seja, volta à carne, é dádiva divina que os foi presenteada para Espiarmos todo mal que cometemos em outras vidas.
10. Direito de liberdade de todos os seres.
O direito de ir e vir, de pensar, de falar, de agir. O homem infelizmente ainda não entende o significado de liberdade e por vezes a confunde com libertinagem.
Deus nos fez livres, para agirmos segundo nossa vontade.
É bem certo, que muito nos desviamos daquilo que combinamos de fazer e por isso mesmo, Ele nos deu companhia aqui na Terra, para que juntos pudéssemos ajudar uns aos outros e assim progredirmos segundo sua vontade.