Roupa Branca na Umbanda

Muitos me perguntam o porque da Roupa Branca na Umbanda. O uso da roupa branca na Umbanda é fundamentada desde a anunciação da nova religião pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas.

Para entendermos melhor sobre a Roupa Branca na Umbanda, é preciso antes de mais nada conhecer um pouco de história.

No decorrer da história da Humanidade, a cor branca aparece com sentido de unidade, assim como o preto é a ausência de cor, o Branco é a união de todas as cores, daí a unidade. Além disso, nas antigas ordens religiosas o branco representa elevada sabedoria e alto grau de espiritualidade superior. As ordens iniciáticas utilizavam insígnias de cor branca; os brâmanes tinham como símbolo o Branco, que se exteriorizava em seus vestuário e estandartes. Os antigos druidas tinham na cor branca um de seus principais elos do material para o espiritual. Os Magos Brancos da antiga Índia eram assim chamados porque utilizavam a magia para fins positivos, e também porque suas vestes sacerdotais eram constituídas de túnicas e capuzes brancos. Jesus Cristo, em sua missão terrena, utilizava túnicas de tecido branco em suas peregrinações e pregações.

O branco também tem papel importante nas guerras, por exemplo, quando soldados que nutrem o desejo de por fim à batalha, acenam com bandeiras brancas a seus adversários que entendem que a Guerra deve acabar naquele momento.

A Roupa Branca também transmite limpeza, calma, serenidade, por isso talvez, também seja utilizada por Médicos, enfermeiros, dentistas etc.

Lembrando o que dissemos anteriormente sobre a a cor branca ser a união de todas as cores, e obviamente, cientificamente fundamentada por Isaac Newton, teremos na Umbanda mais fundamentos, os quais ao longo dos anos vem sendo nos ensinado pelos Guias Espirituais.

Leia Também -   Exu Pantera Negra

A Roupa Branca na Umbanda e os Orixás

Todos os Orixás são representados por uma determinada cor dentro da Umbanda. Sendo Oxalá o Orixá que representa e supervisiona todos os outros orixás, tem a cor branca como sua representação, a Irradiação de Oxalá contém dentro de sua estrutura cósmico-astral todas as demais irradiações (Oxossi, Ogum, Xangô, etc.).

Cuidados com a Roupa Branca na Umbanda

Devemos manter a Roupa Branca, sempre muito limpas, já que este é um dos motivos pelo qual se troca de roupa para os trabalhos. Nunca se deve trabalhar com as roupas do corpo, ou já vir vestido de casa com as roupas brancas.  Roupa suja ou mal cheirosa, pode causar desconforto tanto no médium quando na assistência.

A Roupa Branca na Umbanda tem caráter refletor, já que é a somatória de todas as cores e funciona, aliado a outras coisas, como uma espécie de escudo contra certos choques menores de energias negativas que são dirigidas ao médium. Serve, também, para identificar os médiuns dentro de uma casa de trabalhos muito grande. Alem disso, é uma cor relaxante, que induz o psiquismo à calma e à tranqüilidade.

Roupa de Santo ou a Roupa Branca na Umbanda   é a vestimenta para a qual devemos dispensar muito carinho e cuidado, idênticos ao que temos para com nossos Orixás e Guias. As roupas devem ser conservadas limpas, bem cuidadas, assim como as guias (fios de contas), não se admitindo que um médium, após seus trabalhos, deixe suas roupas e guias no Terreiro, esquecidas. Quando a roupa fica velha, estragada, jamais o médium deverá dar ou jogar fora. Ela deverá ser despachada, pois trata-se de um instrumento de trabalho do médium.

Leia Também -   Como fazer um patuá

Dentre as Roupas Brancas mais utilizadas dentro de uma Tenda de Umbanda, destacamos: calça e jaleco,balandrau, saia, camiseta ou camisa branca e um detalhe muito importante: nunca transparente. Para trabalhos na praia ou cachoeira, o médium homem ou mulher, deverá vestir roupa de banho por baixo para que nenhuma parte do corpo fique a mostra com a roupa molhada.

Outros elementos brancos que temos na Umbanda é o Pano de Cabeça (Torço)que é feito a partir de um pano chamado ojá (a palavra significa “faixa de pano”), de tamanho variável. O torço serve tanto para proteger a coroa do médium conta as energias mais pesadas, como também representa um sinal de respeito dentro de um determinado ritual.

Em nossa Tenda, utilizamos também, a Toalha que  colocamos em volta do pescoço, como um colar, que servirá também como base e proteção para se bater cabeça seja no congá ou no chão.

A Roupa Branca na Umbanda, é sim mais um elemento místico-religioso que serve principalmente, como aceitação, envolvimento e prontificação para os trabalhos dentro da Umbanda.

Assim sendo, é importante, mas não necessário, que a Roupa Branca passe a fazer parte inclusive das vestimentas do consulente, ou seja, das pessoas que estão na assistência, a fim de ter seu lado psicológico, físico é magnético mais facilmente renovados.

 

LIVROS RECOMENDADOS SOBRE: ROUPA BRANCA NA UMBANDA

Livro – Umbanda – Defumações, Banhos, Rituais, Trabalhos e Oferendas

Fundamentos Doutrinários de Umbanda

 

Dani Machado

Umbandista, espiritualista e simpatizante da Ufologia. Médium atuante e Dirigente da CAE Vovó Catarina e Caboclo Ventania - Terreiro de Umbanda situado em Jacareí - SP