Abaré: Médium já desenvolvido.
Abaré-Guassu: Grande trabalho.
Abar-Mirim: Médium em início de desenvolvimento.
Alguidar: Vasilha de barro onde se coloca comida votiva.
Aldeia: Terreiro; Templo; o conjunto de pessoas nele contida (caboclo).
Amassi ou Amaci: Líquido preparado de folhas sagradas, maceradas em água, deixando repousar durante sete dias. Destinado a banhar a cabeça dos médiuns. As folhas são do orixá chefe do templo e as de Ossain.
Amarrado: Estado do indivíduo atingido por vibrações maléficas, que prejudicam sua vida, seus negócios.
Amuleto: Objeto com finalidade protetora (poder passivo), que se traz pendurado ao pescoço, consigo na roupa, guardado no bolso, na bolsa ou em casa. Considera-se que tenha o poder de afastar os maus fluídos que trazem doenças, má sorte, morte, etc. Pode ser medalha, figura, inscrição ou objetos, dentro de um saquinho ou qualquer objeto “preparado”, para defesa, de qualquer material: pedra, marfim, madeira, metal, pano, etc.
Aparelho: Designa a pessoa que serve de suporte para a “descida” do orixá ou da entidade do médium.
Aruanda: Céu; lugar onde mora os orixás e as entidades superiores.
Ajeum: Nome dado para as comidas votivas servidas dentro do terreiro.
Babá: Termo que entra em grande número de palavras, com diferentes significados. No sentido de pai, compõe o nome de diferentes sacerdotes:
Babalorixá; Babaojê; Babalossain; Babalaô, etc.; Chefe feminino nos templos de umbanda; títulos de Orixá nos candomblés;
Babalorixá: Chefe masculino de terreiro; Sacerdote de candomblé; ou de umbanda (a umbanda também o usa = Babalaô) denominado popularmente “pai-de-santo”, dirige tanto o corpo administrativo como o sacerdotal. Substitui o Axogum; pode colher as ervas sagradas. Orienta a vida espiritual da comunidade religiosa.
Baixar: possuir por parte do orixá ou entidade, o corpo de um filho ou filha de santo.
Banda: Lugar de origem de entidade;
Breve: Espécie de patuá; pequeno envelope de pano ou couro, contendo uma oração ou imagem de santo. Usado como proteção
Burro: Termo usado pelos exus incorporados para designar o médium.
Cabeça Maior: Pessoa de alta hierarquia no templo.
Cabeça de Legião: Exus batizados e que controlam os mais atrasados.
Calunga Grande: mar; oceano.
Calunga Pequeno: Cemitério. .
Canzuá: Terreiro, Templo. Local.
Capangueiro: Termo usado no sentido de companheiro.
Caricó: Templo, Terreiro
Carregado: Pessoa que está com m vibrações espirituais, o que demonstrado por mal-estar, medo sem causa, etc.
Caruruto: Charuto.
Casa das Almas: Pequeno Cômodo com velas, cruzes. Alguns templos colocam a imagem de Obaluaie.
Casa Limpa: Templo livre de más influências e de demandas.
Catimbozeiro: Termo para chefe de catimbó, no sentido de feiticeiro terrível.
Cavalo: Pessoa que serve de suporte para os orixás ou entidades. o médium.
Cera dos Três Reinos: 1: Carnaúba; 2: Abelha; 3: Parafina. São empregadas para trabalhos de umbanda. 1: Reino Vegetal; 2: Reino Animal: 3 Reino Mineral.
Chefe de Cabeça: entidade guia protetora do médium.
Chefe de Falange: entidade espiritual muito evoluída. Já livre de reencarnação que serve como guia a um conjunto de espíritos também adiantados e vibrantes em uma mesma corrente espiritual.
Chefe de Terreiro: O mesmo que dirigente espiritual.
Chefe de Legião: Entidade de grande evoluo espiritual, que “descem” nos terreiros representando orixás, dentro de suas linhas ou correntes vibratórias.
Choque de Retorno: ao de voltarem as más vibrações de um feitio. Atingindo quem o fez ou encomendou.
Coité: fruto do coitezeiro – seco ou partido com o meio pintado por dentro e por fora (cuia). Alguns usam coco, outros cabaça.
Compadre: Designação para Exu.
Consulta: Cerimonia dos clientes para resolver seus problemas.
Dar Firmeza do Terreiro: Riscar ponto na porteira, sob o altar, defumar, cantar pontos, etc.; São feitas antes de uma sessão, para afastar ou impedir a entrada de más influências espirituais.
Dar Passagem: Ato do orixá ou guia deixar o médium para que outra entidade nele se incorpore.
Dar passes: Ato da entidade, através do médium incorporado, emitir vibrações que anulem as más influências sofridas pelos clientes, através de feitio, olho gordo, inveja, etc. E que abrem os caminhos.
Demanda: desentendimento, lutas entre orixás ou entidades, entre terreiros, entre pessoas de um terreiro.
Descarga: Ação de afastar do corpo de alguém ou de um ambiente, vibrações negativas ou maléficas por meio de banhos, passes, defumação, queima ou pólvora.
Descarregar: livrar algum de vibrações maléficas ou negativas. Descer: Ato de orixá ou entidade incorporar;
Desencarnar: Ato do espírito da pessoa deixar o corpo – morrer.
Desenvolvimento: Aprendizado dos iniciados para melhoria de sua capacidade mediúnica; com a finalidade de incorporação de entidades. No cair no chão, controlar o transe, etc.
Despachar: colocar, arriar em local determinado pelos orixás ou entidades – guias, os restos de oferendas.
Despachar Exu: enviar exu por meio de oferendas (de bebidas, comidas, cânticos e sacrifício animal), para impedir de perturbar a cerimonia.
Despacho: Oferenda feita a exu com a finalidade de envia-lo como mensageiro aos orixás e de conseguir sua boa vontade, para que a cerimonia. a ser feita, no seja perturbada. Oferta feita por terreiros de Quimbanda com a finalidade de pedir o mal para algum, geralmente colocado em encruzilhada. Oferenda a exu com finalidade de desfazer trabalhos maléficos. Colocação no mato, nos rios, etc. das oferendas votivas trocadas no templo por outras novas.
Encarnação: Ato de vir um espírito vida terrestre, tomando um corpo, ou voltar num corpo novo e continuar sua evoluo espiritual. Ato de vir um espírito vida terrestre, tomando um corpo, ou voltar num corpo novo e continuar sua evoluo espiritual.
Encosto: Espírito de pessoas mortas. Que se junta a uma pessoa viva, conscientemente ou no, prejudicando-a com suas vibrações negativas.
Encruza: Ritual realizado pelo dirigente espiritual antes do início das sessões e que consiste em traçar cruzes com pemba na testa, nunca no peito.
Encruza: Local onde habitam os exus; o cruzamento dos caminhos, vias férreas, ruas, etc.
Engira: O mesmo que gira – trabalho – sessão. Entidades: Seres espirituais na umbanda.
Escora: Pessoas que suporta os baques de espíritos obsessores sem ser prejudicados.
Espírito de Luz: espírito muito desenvolvido, superior, puro.
Espírito sem Luz: Espírito inferior, pouco evoluído, apegado ainda matéria.
Espíritos Obsessores: espíritos sem nenhum desenvolvimento espiritual, que se apossam das pessoas, fazendo-as sentirem doentes, prejudicando-as em todos os sentidos
Falange: o mesmo que legião, conjunto de seres espirituais que trabalham dentro de uma mesma corrente (linha). Subdivisão das linhas de umbanda, cada uma com suas funções definidas e dirigidas por um “chefe” – espírito superior.
Fechar a Gira: Encerrar uma sessão. ou uma cerimonia. em que tenha havido formação de corrente vibratória.
Fechar a Tronqueira: Fechar o terreiro às más vibrações dos quiumbas, por meio de defumação e asperso de aguardente nos quatro cantos do local onde se realizar o culto.
Feitio: Irradiação de foras negativas, maléficas contra algum, despacho, objeto que contém vibrações, maléficas para atingir o quem tocar.
Filho de Fé: designação do médium iniciante ou no.
Firmar: concentrar-se para a incorporação
Firmar Porteira: riscar a entrada do templo, um ponto especial para protege-lo de más influências ou fazer defumação na entrada, firmar = dar segurança.
Porteira: entrada do templo.
Firmar Anjo da Guarda: Fortalecer por meio de rituais especiais e oferendas de comida votivas e orixá patrono do médium
Firmar Ponto: cantar coletivamente o ponto (cântico) determinado pela entidade que vai dirigir os trabalhos para conseguir uma concentração da corrente espiritual.
Firmeza: o mesmo que segurança., conjunto de objetos com fora mística (axé). Que enterrados no chão protegem um terreiro e constituem sua base espiritual.
Fluídos: emanações positivas ou negativas, das foras cósmicas que podem ser manejadas por agentes espirituais para o bem ou para o mal.
Fora Espiritual: poderes e conhecimento que um médium tem quando em transe e quando as entidades que o protege tem. Grande poder, são fortes e importante no mundo astral. Fundamentos: Leis de umbanda, suas crenças.
Fundanga: pólvora.
Gira: Sessão religiosa, com cânticos e danas para cultuar as entidades espirituais.
Gira de Caboclo: sessão religiosa, o mesmo que gira; só que voltada única e exclusivamente para a linha de caboclo.
Guia: Colar ritualístico especial para cada entidade.
Guia: Entidade espiritual espírito superior. Alguns são o guia protetor do templo, outros do médium Geralmente o guia do terreiro incorpora no dirigente espiritual do templo.
Guia de cabeça: Orixá ou entidade principal do médium, seu protetor.
Guia de frente: O mesmo que guia de cabeça
Homem de Rua: Exu
Homem de Encruzilhadas: Exu
Incorporação: Transe, possessão mediúnica.
Incorporar: Entrar em transe “receber’ a entidade.
Legião:Exercito de seres espirituais, o mesmo que falange. Conjunto de seres espirituais de grande evolução, conjunto de espíritos elementares (Exus) em evolução.
Lei da Umbanda: A crença da umbanda e seus rituais.
Linha Branca: Ritual visando unicamente o bem.
Linha Cruzada:Ritual com influência de duas ou mais procedências.
Linha das Almas: Corrente vibratória que congrega os espíritos evoluídos de antigos escravos africanos.
Linha de Cura: Ritual que se ocupa mais com acura física e espiritual do adepto, do que com o culto às divindades.
Linha do Oriente: Congrega espíritos que viveram em povos do oriente.
Macaia: Folhas sagradas. Local das matas onde se reúnem os terreiros.
Macumba: Antigo instrumento musical usado outrora nos terreiros afro-brasileiros. Nome dado que os leigos usam para denegrir a umbanda. Nome que os leigos usam para designar “despacho” de rua (pejorativo).
Madrinha: O mesmo que dirigente espiritual, Mãe de Santo, Babá Sacerdotisa.
Mandinga: Feitiço, encantamento, também praga rogada em voz alta.
Manifestação: Incorporação, transe mediunico.
Manifestar: Ato do ser espiritual incorporar-se em alguém, tomar conta do corpo de alguém.
Marafo: Aguardente, termo muito usado pelos Exus.
Matéria: Corpo, parte material do médium