Você está visualizando atualmente Umbanda, uma religião para o futuro.

Umbanda, uma religião para o futuro.

Seria a Umbanda, uma religião para o futuro?

Algumas elucidações tem me chamado a atenção no tocante ao assunto: futuro.

Existe uma descrença religiosa muito grande, além de distorções e dos reais valores espirituais. Algumas religiões ainda hoje se sustentam através dos pilares como Dogma e Tabu, sem deixar de mencionar o Deus Punitivo.

A Umbanda é uma religião nova com uma proposta nova e inovadora no campo da fé, sem dogmas nem tabu, obviamente levando-se em conta a direção que o Sacerdote leva seus trabalhos espirituais. Quando ocorre a informação e o esclarecimento espiritual, a Umbanda passa a ser o “sonho de consumo” no que diz respeito a religião. Poxa, nessa religião eu posso.

O ideal nos tempos de hoje é que os filhos da casa tenham acesso ao estudo direcionado pela Casa, que o Sacerdote possa conversar com os consulentes acabando com o velho “estrelismo”, explicando a todos, antes do trabalho, a proposta da Casa (Terreiro, Centro, Tenda, etc.). Um outro ponto é poder e querer aprender com as religiões que cerceiam a Umbanda em sua composição como o Xamanismo, Espiritismo, Culto de Nação, Cristianismo, Budismo e outras religiões.

É preciso ver na Umbanda a liberdade e sendo assim, aceitar as diferenças.

Mas então você se pergunta: Se tantas casas trabalham de formas tão diferentes como podem ser todas elas Umbanda?

Ora, justamente por isso colocamos na Umbanda, uma religião para o futuro, pois a livre prática e cada vez mais a distância dos dogmas e tabus nos deixa livres para o real trabalho em conjunto com a espiritualidade.

A Umbanda é formada por homens e mulheres que são livre-pensadores da espiritualidade. O que identifica os Umbandistas é a prática da caridade espiritual, através da incorporação mediúnica de guias espirituais como caboclo e preto-velho.

Leia Também -   Oxalá, Orixalá, Oxalufan, os diversos nomes de Jesus

Muito embora vemos algumas diversidades de Umbanda e dentro da Umbanda, é preciso entender que cada grupo idealiza a religião de acordo com a necessidade do próprio grupo, sendo assim a Umbanda é uma só e ao mesmo tempo é muitas. A Umbanda segue se adaptando a nossa maneira de ver o mundo.

É preciso fazer da Umbanda muito mais que um conjunto de regras e doutrinas e aceitá-la como a Religião do Amor.

É preciso nos esforçarmos para melhor entender os trabalhos da Umbanda e consequentemente elevar sua qualidade. Sinto que por ainda ser mal compreendida é uma religião à frente de nosso tempo, e por isso mesmo a Umbanda é, uma religião para o futuro.

Dani Machado

Umbandista, espiritualista e simpatizante da Ufologia. Médium atuante e Dirigente da CAE Vovó Catarina e Caboclo Ventania - Terreiro de Umbanda situado em Jacareí - SP