Inhansã

Orixá guerreira, associada a Santa Bárbara, que junto com Ogum é aplicadora da Lei. Senhora dos cemitérios e mãe dos eguns, os espíritos dos mortos, Inhansã exerce seu domínio sobre o fogo, os raios, os ventos e as tempestades. Seus atributos são a sensualidade, a coragem e o dinamismo. Em suas mãos, traz sempre uma espada, símbolo da guerra, e uma espécie de chicote que usa para impor-se aos desencarnados.

Inhansã é um Orixá forte, com personalidade guerreira, determinada e impulsiva. Ela sempre luta por uma causa nobre e por justiça. Inhansã, Senhora do tempo, é rápida como eles e não fogem as demandas, sendo sempre muito destemida.

Inhansã é a santa de expressão séria e de porte de guerreira, batalhadora e lutadora. Na Umbanda incorpora com expressão altiva e com o braço direito estendido para cima e com a mão esquerda a balançar, como se estivesse chamando os raios.

Sincretismo: Santa Bárbara
Sexo: Feminino
Cor: Roxo
Características: Guerreira do amor (resgate) e frente de batalha.
Ferramenta: ferramentas de aço ou ferro
Flor: Rosas vermelhas e brancas, girassol, gardênia, palma, espada de Inhansã, etc.
Oferenda: vinho tinto seco, 
Guia: Contas de cristal roxas ou amarelas
Local: Bambuzal, beira do rio, campo aberto
Comemoração: 04 de dezembro
Saudação Inhansã: Eparrê Inhansã! Ou Eparrê Oiá!

Leia Também -   Benzimento para fortalecer o sangue

Dani Machado

Umbandista, espiritualista e simpatizante da Ufologia. Médium atuante e Dirigente da CAE Vovó Catarina e Caboclo Ventania - Terreiro de Umbanda situado em Jacareí - SP