Linha dos Exus-Mirins

LEITURA RECOMENDADA
COMPRAR COMPRAR COMPRAR COMPRAR

Na Umbanda existe uma linha muito pouco comentada e compreendida, a linha de Exu Mirim.

Exu Mirim é mais uma linha da esquerda dentro da Umbanda, trabalhando junto com Exu e Pomba-gira para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa.

Os Exus Mirins apresentam-se como crianças travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas. E trazem nomes simbólicos análogos aos dos “Exus-adultos”, demonstrando seu campo de atuação, energias, forças e Orixás a quem respondem. Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos Exus e Pomba-giras da casa, tornam–se ótimos trabalhadores, realizando trabalhos magníficos de limpeza astral, cura, quebras de demandas, etc.

Uma força muito grande que Exu–Mirim traz, é a força de “desenrolar” a nossa vida, levando todas as nossas complicações pessoais e “enrolações” para bem longe. Também são ótimos para acharem e revelarem trabalhos ou forças “negativas” que estejam atuando contra nós, “desocultando-as” e acabando com essas atuações. Exu–Mirim muitas vezes tem acesso a campos e energias que os outros guias espirituais não têm.

Lembrem–se que a Umbanda é a manifestação de “espírito para a caridade” não importando a forma ou o jeito de sua manifestação.

Cor: preto, vermelho, azul
Guia: contas pretas e vermelhas
Comida: Farofa de milho, coxas de frango, côco seco, doces, pinga com mel ou groselha
Local: encruzilhadas em X, reino, praça, etc
Saudação Exú mirim: Exú mirim é mojuba!

Leia Também -   Os Guardiões Incompreendidos

Dani Machado

Umbandista, espiritualista e simpatizante da Ufologia. Médium atuante e Dirigente da CAE Vovó Catarina e Caboclo Ventania - Terreiro de Umbanda situado em Jacareí - SP