Orixá – Oxossi

Pertence a Quarta linha da Umbanda, seu dia da semana é Quinta feira, ele é sincretizado com São Sebastião, seu dia de festa é 20 de janeiro.

Essa linha é constituída de sete legiões ou falanges:

* Legião do Caboclo das Sete encruzilhadas, que dirige as falanges das florestas, que são os espíritos das tribos Aimorés, Tupis, Tupiniquins, etc…
* Legião do Caboclo Araribóia, chefiada pelo Cacique Araribóia.
* Legião de Urubatão, chefiada pelo Caboclo Urubatão.

* Legião da Cabocla Jurema, chefiada pela Cabocla Jurema.
* Legião dos Tamoyos, chefiada por Caboclo Grajaúna.
* Legião dos Guaranis, chefiada pelo Caboclo Araúna.
* Legião dos Peles – Vermelhas, chefiada pelo Caboclo Águia Branca, integrando as falanges de índios Chippeway, Sioux, etc…

Orixá das matas, seu habitat é a mata fechada, rei da floresta e da caça, sendo caçador domina a fauna e a flora, gera progresso e riqueza ao homem, e a manutenção do sustento, garante a alimentação em abundância, o Orixá Oxossi está associado ao Orixá Ossaê, que é a divindade das folhas medicinais e ervas usadas nos rituais de Umbanda.

Oxossi está ligado a tudo que nasce e cresce através da fotossíntese. Tem participação fundamental no processo da clorofila, essência vegetal na purificação do ar que respiramos.

Na saúde ele dá força e energia, rege os pulmões e todo aparelho respiratório.
Irmão de Ogum, habitualmente associa-se à figura de um caçador, passando a seus filhos algumas das principais características necessárias a essa atividade ao ar livre: concentração, atenção, determinação para atingir os objetivos e uma boa dose de paciência.

Segundo as lendas, participou também de algumas lutas, mas não da mesma maneira marcante que Ogum.

Este Orixá é bastante difundido no Brasil, mas sua figura é pouco lembrada na África. Este processo de esquecimento na África deve-se ao fato de Oxossi ter sido cultuado  basicamente em Keto, onde chega a receber o título de rei.

Leia Também -   Pomba gira Sete Ondas

Este país, Keto, praticamente destruído e saqueado pelas tropas do rei de Daomé, teve seu povo, inclusive grande número de iniciados de Oxossi, transformados em escravos, vindos a ser vendidos tanto no Brasil como nas Antilhas. Este esquecimento chegou a tal ponto que embora esxistindo ainda em Keto os locais onde outrora Oxossi recebia oferendas, já não existem atualmente pessoas que saibam ou desejem cultuá-lo.

Os filhos de Oxossi são geralmente pessoas joviais, rápidas e espertas, tanto mental como fisicamente. Evitando fazer barulho quando em perseguição a um objetivo, matêm-se de olhos bem abertos e ouvidos atentos.

Fisicamente, os filhos de Oxossi, tendem a ser relativamente magros, um pouco nervosos, mas controlados. São reservados, tendo forte ligação com o mundo material, sem que esta tendência denote obrigatoriamente ambição e instáveis em seus amores.

Na Umbanda:

* Sua cor é a verde;
* Seu símbolo é o arco e flecha unidos;
* Suas flores são Palmas Vermelhas, Cravos Vermelhos e Rosas Vermelhas;
* Suas frutas são todas as frutas e frutos;
* Seu vinho é o Tinto Rascante ou Clarete;
* Seu metal é o bronze e o latão;
* Suas pedras preciosas são Calcite Verde, Esmeralda e Quartzo Verde;
* Suas excências são Sândalo e Couro da Rússia;
* Suas ervas são Erva de Oxoce, Erva da Jurema, Alfavaca, Jureminha, Pelegum Verde, Cana do Brejo, Caiçara, Eucalipto.
* Sua Saudação: “Okê Arô Odé Koké Maior”

Dani Machado

Umbandista, espiritualista e simpatizante da Ufologia. Médium atuante e Dirigente da CAE Vovó Catarina e Caboclo Ventania - Terreiro de Umbanda situado em Jacareí - SP